Notícia

AUTORA
Professora Denise Vaz Cardoso, 5º ano A

Com o intuito de melhorar a leitura, a interpretação e a produção de textos, os alunos do 5º ano das Escolas Rural Municipal Cerro da Ponte Alta e Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini, orientados pela professora regente, desenvolveram um “telejornal” em sala de aula. Primeiramente é feita uma seleção de notícias, através dos principais meios de comunicação de Irati e região. Em seguida são escolhidos dois apresentadores, vários repórteres e os cinegrafistas. As câmeras e microfones foram confeccionados pelos próprios alunos, a partir de materiais recicláveis.

Os apresentadores leem as manchetes, os repórteres trazem os detalhes das notícias e entrevistam “pedestres”. É uma atividade muito interessante, onde as crianças desenvolvem mais fluência na leitura, aprendem novas palavras, melhoram a dicção e a entonação de voz, adquirem mais desenvoltura na comunicação, interpretam e produzem textos mais criativos.

Em atividades posteriores foram escolhidas as notícias que mais chamaram a atenção, o que propiciou a realização de debates sobre diversos temas. Além disso, foram feitas produções de notícias individuais e coletivas sobre acontecimento reais de nossa cidade e região, bem como produções fictícias. O “telejornal” recebeu o nome de JM – Jornal Municipal, escolhido por votação pelas crianças.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Charge

O respeito às religiões e a “tolerância religiosa”

O Sistema Digestório